Telefones:
Fixo: (61) 3326-1162
Celular: (61) 98205-0009
Whatsapp: (61) 98205-0031 Como Chegar

Como Chegar


Cardiológicos

MAPA

1 . Analisa a pressão arterial, através da utilização de aparelho de pressão automatizados, realizando medidas fora do ambiente de consultório médico. É realizada através de um dispositivo leve e pequeno colocado na cintura que infla uma bolsa de borracha, chamada manguito, instalada em seu braço.
2. Tem como objetivo analisar o comportamento da pressão na vigília e o sono, e avaliar eventuais sintomas (tontura, dor no peito, desmaio, dor de cabeça). Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.
3. O MAPA é um exame seguro e praticamente isento de complicações. Desconforto no braço tolerável, e dificuldade para dormir, costumam ser as queixas mais frequentes.

HOLTER

• O Holter avalia as variações do ritmo e da frequência cardíaca ao longo das 24 horas, avalia sintomas que ocorrem de forma paroxística, ou seja, que aparecem e desaparecem de forma inesperada e avalia o risco de arritmias .

• COMO É FEITO

Os eletrodos de contato são aderidos ao tórax do paciente e conectam-se ao gravador por meio de cabos. O monitor é afixado à cintura do paciente. O paciente é orientado a acionar o botão de eventos sempre que apresentar um sintoma e a redigir um diário com as atividades realizadas no dia da monitorização e seus respectivos horários.

ELETROCARDIOGRAMA

O eletrocardiograma é realizado com a pessoa em repouso.

Para executá-lo, utilizam-se doze eletrodos colocados nas pernas, braços e no tórax, na região do precórdio. Eles captam a atividade elétrica do coração que passa para os tecidos vizinhos e chega até a pele. Essa informação é enviada para um aparelho (eletrocadiógrafo) que as registra num papel. Analisando seu traçado, é possível saber se há sequência de batimentos, se o ritmo é normal e a atividade cardíaca, rápida ou lenta.

ECODOPPLER

O ecodoppler de carótidas e vertebrais tem como objetivo detectar a presença de aterosclerose (placas de gordura, tecido fibroso) nas artérias que levam sangue ao cérebro. Indica-se para detectar precocemente a presença de aterosclerose, e assim, ajudar a decidir sobre o tratamento. Serve também para indicar e orientar a realização de cirurgia destas artérias, em casos de obstruções importantes. Prevenção de AVC (Acidente Vascular Cerebral) detectando-se placas que causam obstruções e podem causar as isquemias cerebrais.Pode-se também estudar as artérias oftálmicas quando há suspeita de cegueiras de etiologia isquêmicas.

ECOCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO

É um método diagnóstico que utiliza um princípio semelhante ao do ultrassom. É muito usado para a detecção de alterações estruturais ou funcionais do coração, pois fornece informações sobre a anatomia e a morfologia do órgão. Permite avaliar as medidas e a mobilidade das válvulas cardíacas e das paredes das diferentes cavidades do coração, além de características do fluxo sanguíneo.

TESTE ERGOMÉTRICO

O teste ergométrico também conhecido como teste de esforço é um exame não-invasivo muito usado e que apresenta poucos riscos para o paciente.

O exame consiste em submeter o paciente a um esforço físico programado e personalizado, com a finalidade de avaliar: obstrução das coronárias, ou seja, presença de angina; chance de vir a ter um infarto ou outro problema do coração; arritmia cardíaca; falta de ar, cansaço ou qualquer outro sintoma que possa originar do coração; pressão alta; resultados do tratamento por medicamentos, por cirurgia ou angioplastia; capacidade física; orientação e prescrição de exercícios físicos.